Nosso símbolo
Muitas pessoas me questionam sobre o significado do símbolo da FEJ. A história é muito interessante e foi uma necessidade praticamente de última hora. Começando a história.
Em 2016 eu fui o responsável na elaboração do VI SBGEA (link no início). É um evento muito importante e seria a primeira vez no interior do país, uma responsabilidade muito grande. Além disso, eu queria promover a UFG, Jataí e o próprio grupo, o Laboratório de Física Espacial (FEJ), transformando Jataí em mais um pólo de apoio à Geofísica nacional.
Havia então duas pessoas maravilhosas trabalhando na elaboração do evento, design, calendário, estrutura e por aí vai. Essas pessoas foram: o nosso técnico Thiago Oliveira e o nosso aluno de Física Phablo Araujo. Estes elaboraram esse símbolo que usamos atualmente. O significado é o seguinte:
A forma geométrica dada pelo hexágono é devido ao símbolo da cidade de Jataí. Pra quem não sabe, Jataí é o nome dado às abelhas da família Apidae, mesmo grupo que inclui também as abelhas melíferas mais conhecidas do gênero Apis, as abelhas das orquídeas da tribo Euglossini, as abelhas carpinteiras da sub-família Xylocopinae e as mamangabas da tribo Bombini. As meliponinis são conhecidas popularmente como abelhas sem ferrão, o que não é uma denominação totalmente adequada uma vez que elas na verdade possuem ferrão, embora ele seja atrofiado e não possa ser utilizado como arma defensiva.
Deste modo, Thiago e Phablo utilizaram esse símbolo para denominar a origem e local da FEJ. Além disso, o formato tem um significado mais profundo. O hexágono indica a maior área com o menor recurso para a sua elaboração. Assim, o FEJ almeja ser um laboratório com a produção de resultados com o mínimo de recursos tanto privado como governamental.
Após a escolha do formato foi decidido colocar 11 hexágonos como mostrado na figura abaixo indicando o ciclo solar de 11 anos, nada mais coerente já que trabalhamos no sentido de compreender cada vez mais este ciclo do nosso astro rei.
Por volta do início do ano de 2018 o grupo, com o objetivo de agregar mais áreas de pesquisa, acrescentou o termo Astronomia. Assim, o antigo nome Física Espacial de Jataí (FEJ) passou para Laboratório de Astronomia e Física Espacial (LAFEJ), cujo o símbolo é o que consta a seguir.
A figura abaixo é o espectro de linhas obtido pelo Observatório McMath-Pierce Solar, da NASA (maiores detalhes clique no link no final. É importante mostrar que a luz "meio" amarelada do nosso Sol é, na realidade, uma "soma" de todas as cores do espectro eletromagnético. A ideia em utilizar esse espectro do nosso Sol foi justamente indicar especificamente a nossa estrela entre milhares que existem no nosso universo. É uma espécie de impressão digital do nosso astro-Rei.
Este passou a ser o nosso símbolo com todos os mesmos significados anteriores acrescentando agora a Terra no fundo.